ENCONTRO DE ALUNOS NUMA ESCOLA A DOIS TEMPOS FASCISMO/DEMOCRACIA

No passado dia 30 de abril de 2025, inserido no projeto da comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, com a parceria da Biblioteca Escolar, a professora Ilda Costa e os alunos do 6º E apresentaram aos alunos do 11ºF, um pouquinho do que aprenderam sobre a escola em dois momentos muito diferentes da história: o tempo do fascismo e a democracia de hoje. 

Durante o fascismo, a escola não era um lugar livre. Os alunos aprendiam só o que o governo mandava. As aulas eram usadas para espalhar ideias do regime, e quem pensava diferente era calado. Os professores não podiam ensinar com liberdade, e os alunos não podiam questionar. As meninas e os meninos tinham funções diferentes, e muitos jovens eram preparados para obedecer, e não para pensar por si mesmos.


Hoje, na democracia, a escola é um espaço de liberdade. Podemos fazer perguntas, debater temas importantes, conhecer diferentes pontos de vista e aprender a pensar com autonomia. Todos têm direito à educação, e aprendemos também a respeitar as diferenças de pensamento, de cultura e de escolhas.


A escola que temos hoje é resultado de muitas lutas e mudanças. E aprendendo sobre o passado, nós entendemos melhor o valor da liberdade, do diálogo e da educação para todos.


Muito obrigado por nos ouvirem! Esperamos que essa reflexão ajude a valorizar o presente e a construir um futuro ainda melhor.