O 𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐅𝐨𝐥𝐜𝐥𝐨́𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐬𝐢𝐦𝐛𝐫𝐚 organizou e dinamizou a exposição "A História da Quinta do Conde - dos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX" que esteve exposta durante a semana entre 21 e 25 de abril, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, na freguesia da Quinta do Conde. A exposição contou com a colaboração e apoio do Rancho Etnográfico De Danças e Cantares da Barra Cheia e da Junta de Freguesia da Quinta do Conde.
No dia 23 fez duas sessões de conversa informal sobre o tema exposto com as turmas 8ºA, 9ºB, 10ºD e 10ºF , demonstrando alguns trajes de trabalho, explicando ofícios e demais factos etnográficos destas localidades.
Foram abordados vários tópicos relacionados com a exposição 𝑨 𝑯𝒊𝒔𝒕𝒐́𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒂 𝑸𝒖𝒊𝒏𝒕𝒂 𝒅𝒐 𝑪𝒐𝒏𝒅𝒆 - 𝒅𝒐𝒔 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒐 𝒔𝒆́𝒄. 𝑿𝑰𝑿 𝒆 𝒊𝒏𝒊́𝒄𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒐 𝒔𝒆́𝒄. 𝑿𝑿, o que faz um grupo folclórico e foram explicadas algumas peças da indumentária do povo destas terras.
O 𝑮𝒓𝒖𝒑𝒐 𝑭𝒐𝒍𝒄𝒍𝒐́𝒓𝒊𝒄𝒐 𝒅𝒆 𝑺𝒆𝒔𝒊𝒎𝒃𝒓𝒂 foi fundado a 23 de Outubro de 1993 na jovem vila da Quinta Conde, onde o Folclore obteve um papel determinante para a socialização e criação de laços entre os seus habitantes a partir da década de 1980, com o objetivo de recolher e preservar as tradições populares, usos e costumes, danças e cantares, jogos e brincadeiras, rezas, benzeduras, medicina popular, gastronomia tradicional e demais factos históricos do Concelho de Sesimbra e Serra da Arrábida dos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX.
Através da recolha e consulta popular, pesquisas bibliográficas e entrevistas a anciãos das aldeias, foi possível preservar factos históricos da vila de piscatória de Sesimbra, das aldeias da freguesia do Castelo, de Coina, Azeitão, Quinta do Conde, Quinta do Anjo e localidades da Serra da Arrábida.
Sabe mais aqui: