MUROS COM VIDA COM O 8C_ANO 2

No final do ano letivo anterior divulgamos a nossa atividade de pintura do muro do campo de jogos e terminamos com a frase: O muro não está todo pintado? Não, não está.  O muro tem 98,17m. "Só" fizemos uma parte! Mas FIZEMOS uma parte. E fizemos MUITO BEM. Meninos: estamos de parabéns! Mas não vamos ficar por aqui! Porque "a escola somos nós "a escola somos nós!"

E efetivamente não ficámos por aqui: Para o ano letivo 2023-2024, o tema escolhido para os DAC foi "Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar...". Imbuídos do espírito do ano letivo anterior em que o tema foi "A escola é o que eu quero que seja!", os alunos do 8C decidiram que dariam continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior: continuar a pintura do muro do campo de jogos. Assim, o projeto da turma intitula-se "Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar “…até estarmos orgulhosos continuaremos a tentar e o sonho vamos realizar!”

Assim, pelo segundo ano consecutivo, a escola participa no Projeto Muros com Vida do Programa Eco-Escolas. Este projeto consiste em pinturas murais com seres vivos da região. Durante todo o ano letivo, os alunos do 8C, no âmbito dos DAC, em OCP dedicaram-se à seleção dos seres vivos, fizeram esboços e estudos de cor. 

Foi também necessário voltar a preparar o muro. A erva voltou a instalar-se e foi necessário arrancar: os alunos fizeram esta tarefa! A humidade também se instalou e foi necessário remover: três assistentes operacionais, de forma altruísta, fizeram-no! 

Mas para pintar o muro não chega apenas a vontade. É necessário tinta, muita tinta e a preciosa ajuda do muralista Tiago Hacke. Desta forma, estabeleceram-se contactos e parcerias: Mais uma vez, com o Clube Ciência Viva da Escola, com o muralista Tiago Hacke e com a empresa de colas e tintas do Pinhal Novo, Magjacol que forneceu algumas das tintas. 
Foram dois dias de muito trabalho mas foi possível terminar o muro do campo de jogos.

Obrigada a todos:

Obrigada aos alunos que embarcaram nesta atividade com vontade e que não desistiram;

Obrigada ao Tiago Hacke, o muralista, que partilhou os seus ensinamentos de uma forma que faz parecer fácil uma coisa que não é assim tão fácil, que sabe motivar os alunos para a pintura com atenção aos pormenores;

Obrigada ao Tiago Hacke, pessoa,  porque percebeu as dificuldades da escola, nos compreendeu e ajudou de coração;

Obrigada à Magjacol que pelo segundo ano consecutivo doou tintas para a pintura;

Obrigada às assistentes operacionais que ajudaram na limpeza do muro e o deixaram pronto para a pintura;

Obrigada ao Clube Ciência Viva pela verba disponibilizada;

Obrigada à Direção que deixou que "embarcasse" nesta aventura. Mas o barco chegou a porto seguro!