INTERCULTURALIDADE NO 9D

Este ano o tema trabalhado pela nossa turma foi a interculturalidade.


Escolhemos este tema porque a nossa turma inclui alunos de 9 nacionalidades diferentes e atualmente a interculturalidade é um assunto muito presente já que cada vez mais os países tendem-se a unir e ocorre uma mistura de culturas, como descobrimos durante o projeto.

Achámos que era importante conhecer melhor o universo dos alunos estrangeiros da nossa escola e os seus  países de origem.

O primeiro passo do nosso trabalho foi conhecer as diversas culturas presentes e para isso fizemos um levantamento das nacionalidades(12 países diferentes).

Descobrimos que cerca de 10% dos alunos da nossa escola são estrangeiros e as nacionalidades mais frequentes são o Brasil ( 59 alunos ) e Angola ( 20 alunos). Em menor número estão também presentes alunos de outros países (Ucrânia, Moldávia, Alemanha, Cabo-Verde, Países-Baixos, India, Espanha, Bulgária, França, e Guiné-Bissau).

Fizemos também um questionário que aplicámos a todas as turmas com alunos estrangeiros sobre a cultura dos vários países representados e a adaptação ao nosso país. Desenvolvemos atividades e jogos que aplicámos no final do ano letivo.

Fizemos bancas com comidas típicas e jogos sobre o tema do nosso projeto. Os nossos jogos (tabuleiro gigante, Kahoot, jogos de bandeiras, perguntas, imagens) foram sobre a cultura dos países representados na escola.

Com este trabalho adquirimos diversos conhecimentos sobre os nossos colegas e os países de onde vêm, as diversas culturas e as suas diferenças e levámos estes conhecimentos ao resto dos alunos. Também criámos momentos de convívio entre todos.