AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU

No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974, foi proposto pela Câmara Municipal de Sesimbra a participação das escolas da rede pública num projeto com o objetivo de celebrar este marco da nossa história recente. 

Mais do que construir memórias, celebrar abril é garantir e alertar para a defesa dos seus valores e dos direitos fundamentais.

É assumir o compromisso de participar e viver esta data, e a partir do poema de José Carlos Ary dos Santos “As portas que Abril abriu” evidenciar as conquistas e ideais de abril por forma a garantir que as portas que abril abriu jamais sejam fechadas.

Neste sentido, a partir do tema “Não encerres tu … as portas que Abril abriu” cada estabelecimento de educação e ensino/Instituição participante, pintou uma porta, onde representou o tema de forma livre.

Mais uma vez a escola Michel Giacometti aceitou o desafio e com a participação de diversas turmas, nomeadamente 7ºB, 8ºB, 8ºG, 11ºF e 12ºG, sobe orientação dos professores Lina Chora e Pedro Gonçalves, foram pintadas 2 portas, inspiradas em 2 obras criadas pela turma do 7ºB e do 12ºG, para o Projeto Kid’s Guernica.

As portas estarão expostas na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, a partir de dia 25 de abril e ficará patente até ao final do mês de julho.