SAÍDA DE CAMPO À RIBEIRA DO MARCHANTE COM O 7E

 No âmbito dos DAC, integrado nas atividades das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química/ OCP e através de uma abordagem pioneira e criativa que liga a Escola à Natureza, a turma participou, até ao momento, com interesse e empenho no projeto de Literacia para a Floresta, promovido pela Liga Portuguesa da Natureza (LPN), em parceria com o Programa Eco-Escolas e com o apoio do Município de Sesimbra.

Este projeto leva não só os alunos a descobrir os valores da floresta, habitats, espécies e ameaças, mas também tende a capacitá-los e a estimular o seu raciocínio, espírito crítico e a aprendizagem no exterior. O projeto é dirigido a alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade. Os alunos usufruíram de 2 aulas virtuais (sobre a floresta enquanto ecossistema no mundo e em Portugal e sobre a biodiversidade da floresta, os seus valores, serviços que presta e ameaças e boas práticas para a sua preservação) e uma saída de campo a uma zona florestal próxima da escola para contacto com a Natureza e consolidação do conhecimento adquirido.

No caso desta turma, os alunos realizaram a saída de campo, ao Parque Ecológico da Várzea/ Ribeira do Marchante com o acompanhamento de um técnico da LPN, recolheram amostras de solo, água e material biológico, analisaram o pH da água e fizeram um registo fotográfico da atividade.

Como atividade final está prevista uma exposição de fotografia onde participam todas as escolas do concelho envolvidas no projeto. Para além desta exposição, está ainda prevista a construção de um jardim vertical, que contará com a colaboração do docente de Educação Tecnológica.