SUI GENERIS NA MICHEL

     Decorrente da adesão do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti - Quinta do Conde, Sesimbra - ao Plano Nacional das Artes, decorreu no dia 30 de novembro um worshop, promovido pela Associação Cultural  Sui Generis.

   Esta estrutura artística fundada em 2018, faz parte da nossa comunidade e com ela pretendemos estreitar laços, para que os nossos alunos adquiram as ferramentas necessárias para a arte teatral. Ao considerarmos a linguagem teatral como um recurso valioso e privilegiado para uma aprendizagem significativa, promotora de valores pessoais, culturais, artísticos, estéticos e comunicacionais, a contribuição deste workshop marcou a diferença nos nossos jovens, que contou com a participação de 25  alunos.  Foi um espaço marcado por vários exercícios lúdicos e de aprendizagem,  que, sem dúvida, contribuiram para a realização pessoal e social dos alunos envolvidos.

      Esta foi uma primeira visita, como foi afirmado, cujo principal objetivo era encetar novas dinâmicas que promovessem o bem estar dos alunos. Pudemos, assim, sublinhar a importância desta associação e das suas práticas para os nossos jovens, no sentido de que teatro e educação se encontram interligados e a criação de um conjunto de jogos teatrais, possibilitou o caminho para a compreensão da linguagem cénica por meio de improvisações. 

     O workshop terminou com a partilha de emoções entre todos os presentes e a atribuição de certificados para todos os participantes.

     Os objetivos previstos foram plenamente conseguidos e novos agendamentos foram realizados, na perspetiva de que os jovens possam continuar a sua partilha de experiências e  desenvolvam novas amizades.

    As professoras Sandra Tavares e Patrícia Baltazar agradeceram a participação de todos os intervenientes, principalmente dos representantes da associação que coordenaram os trabalhos. À Lara e ao Tiago, muito obrigada e até breve.

Conhece o trabalho da Associação Sui Generis.
suigeneristeatro@gmail.com