A participação no Programa Erasmus+ representou uma oportunidade empolgante para enriquecer o processo ensino e aprendizagem no Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, especialmente ao explorar as práticas de ensino em Espanha e na Finlândia, dois países conhecidos pelas suas práticas pedagógicas inovadoras e igualmente enriquecedores.
Desta forma, as práticas visualizadas podem ser aplicadas ao contexto português baseadas em projetos para incentivar a autonomia dos alunos e o pensamento crítico.
O teatro é uma forma de aprendizagem ativa que envolve os alunos em todos os aspetos da produção teatral, desde a escrita de roteiros até a atuação e direção. Oferecendo uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprendem em sala de aula, num contexto prático e significativo, promovendo o desenvolvimento social e emocional, tal como foi visível numa das escolas finlandesas.
A criação de um Clube de Teatro inspirado no Erasmus+ foi uma maneira emocionante de colher os benefícios dessa experiência internacional. Este clube, fundamentado em princípios pedagógicos transformadores, servirá como ponto de partida para motivar e integrar os alunos na nossa escola.
Será um espaço onde os alunos de diferentes origens culturais poderão reunir-se para explorar, criar e apresentar peças teatrais. Isso não só, estimulará a criatividade, mas também, promoverá a compreensão intercultural e a integração entre os alunos, aproveitando a diversidade do programa Erasmus+.
A participação nas atividades teatrais ajuda os alunos a desenvolverem competências sociais, como comunicação eficaz, trabalho em equipa e empatia. Também oferece uma plataforma segura para a expressão emocional que é vital para o bem-estar dos alunos, podendo igualmente ser uma ponte para as outras disciplinas, trabalhando-se assim a multidisciplinariedade.
Esta transformação será o início de uma jornada educacional empolgante e enriquecedora na nossa escola.
Por último, é de enaltecer que o Erasmus+ permitiu ainda estabelecer conexões com escolas parceiras para o ano letivo 23/24 “ Proyecto colegio de Madrid “ e adesão do Agrupamento Michel Giacometti ao Plano Nacional das Artes.