MUROS COM VIDA COM O 9D

 Aconteceu!

No âmbito no projeto "Nada muda se nós não mudarmos!", integrado no tema geral da escola "A escola é o que queremos que seja!", a turma 9D implementou, apesar de alguma dificuldade inicial, a atividade "Muros com vida" do programa Eco Escolas, apresentada pela professora de OCP, Daniela Bastos. 

Para a referida atividade era necessário a elaboração de desenhos de animais e plantas, fauna e flora, da região de Sesimbra. Nas aulas de OCP, foram feitas pesquisas, selecionados os animais e as plantas, fizeram-se esboços e desenhos, pintaram se de acordo com fotografias reais.

Era necessário passar do papel para o muro. Esta tarefa hercúlea não estava ao nosso alcance. Era necessário ajuda. Era necessário a ajuda de um muralista. A escolha recaiu, obviamente, sobre Tiago Hacke. Um muralista que se dedica quase exclusivamente a animais e plantas. Para se poder ter alguém desta importância numa escola, a partilhar os seus conhecimentos, são necessários meios monetários. Foi possível uma parceria com o Clube Ciência Viva da escola e com a turma 7C, que vendeu rifas para permitir mais um dia de workshop com o muralista.

Mas o muro também necessita de tinta. Muita tinta! Estabeleceram se muito contactos, com a junta de freguesia da Quinta do Conde, com a câmara municipal de Sesimbra, com empresas revendedoras de tintas, com fábricas de tinta de fora do concelho. Uns contribuíram, outros não, mas não foi por isso que se deixou de ter vontade para transformar a nossa escola. E quando não se baixam os braços, mesmo quando não nos respondem ou nos respondem negativamente, levantamos a cabeça e tentamos de novo! Não deixámos de acreditar!

De todas as entidades contactadas, queremos agradecer à Magjacol (fábrica de tintas de Pinhal Novo), à Montalto (Azeitão), à Sotinco (Arrentela), Colorconde (Quinta do Conde),  e à Junta de Freguesia da Quinta do Conde que permitiu meios humanos para a limpeza do muro e a para aplicação primeira demão de branco, no muro e de azul na fachada do bloco D.

E assim foi! 
Os artistas.


A obra.

Fizemos a nossa parte. Alteramos, para melhor, o aspeto da fachada do bloco D.
Mas não vamos ficar por aqui! Porque "nada muda se nós não mudarmos!".
E como me disse o Nuno após pintar a primeira folha na parede: "Professora, peço desculpa. Eu nunca acreditei mas a professora tinha razão. Fizemos acontecer! 
Afinal até se fazem "coisas" nesta escola! E coisas boas!
Foi fácil? Não, não foi. Mas não tem que ser!


Conhece melhor o trabalho do muralista que colaborou neste projeto seguindo o seu perfil no Instagram.